Em mais uma receita do livro "A Dieta do Corredor" a autora e especialista Susana Bonumá ensina uma receita nutritiva e ótima para atletas de todos os níveis: iniciantes ou profissionais.
Alimentar-se corretamente influi diretamente no resultado do corpo e seu progresso ao longo dos treinos e resultados nas competições. Comer muito, imaginando que assim ficará muito forte e resistente é um engano. Do mesmo modo, imaginar que só comer alface vai deixá-lo leve a ágil também é furada.
Por isso, a profissional montou este longo "cardápio" para os corredores. Equilibrado e saboroso, os pratos apresentados são ótimos para responderem aos estímulos e necessidades dos atletas.
*
Veja receita de salada de 7 cereais com frutas secas
Deliciosa alternativa ao seu arroz, esta salada pode ser consumida fria ou quente. É rica em nutrientes e fibras. Acompanhe com uma proteína magra, como filé de frango, e terá uma excelente opção para recuperar o corpo após o treino.
1 xícara (chá) de 7 cereais crus (Ráris ou Mãe Terra)
3 xícaras de água
1/4 colher (chá) de curry em pó
2 colheres (sopa) de semente de girassol
20 castanhas-de-caju pouco picadas
20 amêndoas com casca, cortadas em três partes
4 damascos secos cortados em tiras
2 figos secos cortados em tiras
2 colheres (sopa) de cebolinha cortada em rodelas
Sal
2 colheres (sopa) de azeite extravirgem
1 colher (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de vinagre branco
1 colher (chá) de sal
Junte os ingredientes do molho em um recipiente grande, mexa bem e reserve. Cozinhe os 7 cereais na água com o curry por cerca de 40 minutos, em fogo brando, com a tampa parcialmente fechada. Retire do fogo e deixe esfriar. Junte o molho preparado aos 7 cereais, para ir incorporando sabor.
Em uma frigideira seca, doure a semente de girassol, a castanha e a amêndoa, até que comece a sentir o aroma. Acrescente o damasco e o figo, misturando-os bem. Pra finalizar, envolva-os com o arroz, enfeite com a cebolinha e está pronta para servir.