
Pequenos truques de receita podem fazer a grande diferença na balança. Por exemplo: para fazer o feijão, em vez de refogar o alho e a cebola no azeite, o feijão deve ser cozido com alho e cebola diretamente e, depois de pronto, regado com um fiozinho de azeite.
A sopa de lentilha delicadamente perfumada com suco de limão, ganha uma leveza quase contraditória, uma vez que, além de lentilha, leva um pouco de batata. Experimente!
250g de lentilha
1l mais uma xícara de água
1 unidade cebola média
1 unidade batata média
2 dentes de alho
coentro fresco a gosto
1 colher (café) de cominho
sal e pimenta-do-reino a gosto
2 colheres (sopa) de suco de limão
1/2 colher (sopa) de azeite
Rale a cebola ou pique-a finamente. Descasque a batata, corte-a em cubos uniformes de cerca de 2 cm e coloque-os numa tigela com água. Pique bem o alho, quase formando uma pasta. Pique o coentro grosseiramente. Esprema o suco de limão.
Coloque a lentilha com a água numa panela e leve ao fogo alto. Quando começar a ferver, junte a cebola e os cubos de batata e tampe a panela. Diminua o fogo e deixe cozinhar por 10 minutos. Em seguida, junte o alho, o coentro, tempere com o cominho, sal e pimenta do reino e mexa bem.
Aumente o fogo e, quando voltar a ferver, diminua novamente e tampe a panela. Deixe cozinhar por mais 15 minutos ou até que as lentilhas estejam macias. Retire do fogo e misture o suco de limão. Na hora de servir, regue com o azeite de oliva e acompanhe com pão sírio aquecido.
Se preferir uma textura mais cremosa, deixe a sopa esfriar e bata cerca de 1/3 da sopa e todos os cubos de batata no liquidificador. Volte a panela, misture bem e aqueça novamente antes de servir. Ou então, para transformá-la numa sopa cremosa de lentilha, bata tudo no liquidificador.