Para dar um sabor mais italiano, use duas cebolas roxas em vez de cebola branca. Regue com um fio de azeite de oliva depois de pronta e sirva com parmesão ralado.
Para o sotaque baiano, sem usar dendê, substitua a manjerona por coentro, troque a batata por uma xícara de siri -que deve ser refogado antes da abóbora- e por último coloque um pouco de leite de coco.
O sabor oriental pode ser obtido seguindo as mesmas substituições para a receita baiana e acrescentando um pouco de pimenta chinesa.
1 1/2kg de abóbora, cortada em cubos
150g de batatas descascadas e em cubos
óleo de canola a gosto
1 unidade cebola grande ralada
2 dentes de alho picados
4 folhas de manjerona
1l de caldo de legumes
sal e pimenta-do-reino a gosto
1 colher (sopa) de manteiga
Aqueça o óleo em uma panela grande e coloque a cebola. Quando estiver macia, acrescente o alho, a manjerona e a batata. Cozinhe um pouco, mexendo uma ou duas vezes. Tempere com sal e pimenta, levando em consideração o tempero do caldo de legumes.
Acrescente o caldo, suficiente para cobrir a abóbora. Reduza para fogo brando e continue cozinhando, com a panela semi-aberta, por cerca de 20 minutos (ou até que a abóbora esteja cozida). Adicione mais caldo conforme a necessidade. Deixe esfriar um pouco e bata no liquidificador. Verifique o tempero e aqueça novamente na hora de servir, colocando a colherada de manteiga e mexendo bem. Decore com salsinha picada.