por Vânia Lobo
Há quem pense que petisco é apenas um tira-gosto, mas basta consultar qualquer dicionário para constatar que a definição é de "uma comida apetitosa e boa".
A Folha traz uma receita que faz sucesso no bar Pirajá, em São Paulo. Não à toa, o escolhido é uma varição de bolinho, daquele que estala nos dentes à primeira mordida, complemento ideal de boas rodas de conversa. É fritura? É, sim! Mas, de vez em quando, não faz mal a ninguém -ainda mais se acompanhada de uma boa cerveja gelada.
250g de abóbora tipo cabocha cozida
70g de manteiga
300ml de caldo de legumes (1,5 cubo diluído)
350ml de leite
450g de farinha de trigo
Azeite (para a massa)
Ovos e farinha de rosca para empanar
Óleo para fritar
400g de carne-seca demolhada, cozida e desfiada
10ml de azeite (para o recheio)
10g de alho bem picado
100g de cebola bem picada
10g de salsa bem picada
10g de cebolinha bem picada
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
1 pitada de noz-moscada
Massa
Descasque a abóbora, retire as sementes, corte em pedaços e cozinhe. Bata a abóbora com metade da manteiga e um pouco do caldo no liquidificador. Reserve. Numa panela grande, ferva o leite e o restante do caldo de legumes. Adicione toda a farinha de uma vez e mexa continuamente para formar uma massa uniforme. Cozinhe, sem parar de mexer, até a massa desgrudar da panela. Coloque, então, o restante da manteiga e um fio de azeite. Misture bem. Transfira, de preferência, para uma superfície de pedra, cubra com um pano úmido e deixe esfriar.
Recheio
Para demolhar a carne-seca, coloque-a de molho numa tigela com água por três horas. Troque a água a cada 1 hora. Depois, cozinhe a carne em outra água até ficar macia. Escorra, espere esfriar um pouco e desfie. Doure o alho e a cebola no azeite. Junte a carne desfiada e refogue. Tempere com as ervas, sal e pimenta a gosto e a pitada de noz-moscada. Deixe esfriar.
Montagem
Pegue 30 gramas de massa e abra na palma da mão, formando um círculo. Coloque cerca de 10 gramas de recheio bem no centro. Feche em formato de croquete. Quando todos estiverem prontos, empane-os: passe em ovos batidos, na farinha de rosca e nos ovos novamente. Escorra-os bem e frite em óleo quente (180ºC). Sirva em seguida.
Publicado na Revista da Folha em 17/07/2005.