por FERNANDA CORREIA
Após 10 anos, Rita Lobo decidiu comemorar o sucesso de seu site de receitas transformando-o em um livro. "Panelinha" reúne as melhores receitas postadas por ela, leitores e colaboradores ao longo desse tempo.
Rita produziu o livro com cuidado, escolhendo os pratos que celebram a comida do dia a dia. Há receitas mais complexas e que servem para momentos como a ceia de Natal ou uma festa, mas ele é pensado especialmente para o cotidiano.
Em entrevista à Livraria da Folha, Rita fala da seleção de receitas, do seu relacionamento com os leitores e escolhe seu prato favorito. Leia abaixo:
Livraria da Folha: Como surgiu a ideia de transformar o site em livro?
Rita Lobo: Quando o site estava para completar 10 anos, eu achei que seria uma boa maneira de celebrar. Os próprios leitores sempre pediam. Por o site ter muita receita e muito conteúdo nos blogues eu não queria fazer um livro pequenininho (as receitas foram tiradas de diferentes partes do site), então demorou um tempo até eu conseguir fazer o livro do jeito que eu queria. Tanto que eu não consegui lançar exatamente para os dez anos.
Uma ideia era pegar as receitas mais acessadas, ou as mais acessadas de cada alimento. Aí eu percebi que nestes 10 anos a gente testou muita receita, mas que não são aquelas que eu acho mais legais você ter no seu repertório de receitas. Por um lado o livro ficou com o perfil do leitor do Panelinha, por outro acabou tendo um pouco da minha busca por alimentos que sejam fonte de saúde e de prazer, uma alimentação saudável e com sabor.
Em comum com o site, o livro foi feito pensando que todo mundo tem que conseguir fazer o prato. Não são receitas para cozinheiros, é para todo mundo.
Livraria da Folha: Como foi o processo de seleção de receitas?
Rita Lobo: A divisão não ficou tradicional. No capítulo de saladas, por exemplo, estão as tradicionais, do dia a dia, mas as receitas são na realidade de molhos.
Os quatro primeiros capítulos (saladas, molhos, sopas e ovos) são feitos para começar. Não apenas a refeição, mas também os primeiros passos do cozinheiro. Elas são mais simples.
Depois se segue os energéticos (arroz, feijão, batata e macarrão), os substanciais (peixes, aves, carnes e outros pratos) e, por fim, as sobremesas. Apesar disso, a lasanha, que é massa, não está entre os energéticos por ser um prato completo. Quando eu pensei em massa, pensei no prato rápido que você faz durante a semana.
A parte dos doces foi a mais difícil de fazer. Bombons são a receita mais acessada no site e tuitada, as pessoas adoram, mas não é uma receita que eu indicaria que as pessoas fizessem. Acho que a gente tem que educar o paladar, aprender a gostar de sobremesas que tenham mais frutas.
Na abertura do capítulo de sobremesas eu selecionei uma série de ideias, para as pessoas que não tem tempo de fazer algo mais complicado. Depois disso que apresento os bolos e os chocolates. Doces feitos com chocolates de verdade, sem creme de leite e leite condensado para disfarçar o sabor.
Livraria da Folha: As receitas são muito extensas, com comentários e troca de e-mails.
Rita Lobo: Eu fiquei muito feliz de conseguir este espaço, tanto que o livro ficou bem grande (tem mais de 400 páginas), mas muitas vezes as receitas precisam de uma dica, um pulo do gato, que vai tornar o preparo mais fácil, mas não é simples de explicar em poucas linhas.
Os comentários meio que indicam a ocasião e incentivam a pessoa a fazer, mostrando que pode parecer complicado, mas não é.
No site, eu respondo muitas dúvidas e criei uma relação muito próxima com o meu leitor, por isso achei importante colocar alguns e-mails entre as receitas. Às vezes, eu ajudo o leitor a entender o que ele exatamente não entendeu.
Livraria da Folha: Qual é a sua ideia de uma boa receita?
Rita Lobo: A boa receita é uma com um preparo no qual a pessoa lê e consegue reproduzir o que ela viu na foto ou no que é explicado.
O Panelinha tem um público muito grande que trabalha fora ou que mora sozinho e precisa fazer coisas rápidas, fazer um jantar em 20 minutos, ou em porções pequenas.
Por outro lado tem muita gente que usa a cozinha mais como terapia e usa o final de semana para fazer pão e coisas mais complicadas. Há um momento para cada tipo.
O que não é boa receita é aquela que utiliza temperos prontos ou que tenha margarina, isso estraga o paladar e não faz bem à saúde.
Livraria da Folha: Existe alguma receita favorita no livro "Panelinha"?
Rita Lobo: Existem receitas marcantes. O bolo de limão não sai da minha casa e, no site, eu só recebo opiniões positivas.
*
Veja como preparar o bolo delícia de limão:
Bolo Delícia de Limão
Um clássico do Panelinha, este bolo não poderia faltar no livro do site. Ele fica supermacio e, por fora, com uma casquinha crocante de açúcar. Vale lembrar que, sem as raspinhas na massa e sem a calda, ele se transforma num bolo simples. Para fazer um bolo de cacau ou de chocolate, substitua 1 xícara de farinha por cacau ou chocolate em pó. Se quiser, cubra com uma ganache página 359.
Um bolo multiuso!
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento em pó
1/2 colher (chá) de sal
200g de manteiga em temperatura ambiente
2 xícaras (chá) de açúcar
4 ovos
1 xícara (chá) de leite
2 limões (raspas)
manteiga e farinha de trigo para untar e polvilhar
1/3 xícara (chá) de suco de limão peneirado
2/3 xícara (chá) de açúcar