Gordon Ramsay é conhecido por aterrorizar os aspirantes a chef de cozinha em seu programa "Hell's Kitchen". Além do temperamento, a exigência pelo que há de melhor e pela autenticidade são sua marca. Estas características estão presentes em todos os seus trabalhos, seja na televisão, nos restaurantes ou em livros.
Muitos dos ingredientes utilizados nas cozinhas são sazonais, e mesmo que se consiga adquirir o produto, ele pode não combinar com a época do ano. Fazer essa combinação é um dos fatores que Ramsay leva em consideração ao criar ou preparar uma receita.
Em "Um Chef para as Quatro Estações", o inglês oferece 104 opções para primavera, verão, outono e inverno. Antes de apresentar cada bloco de receitas ele discorre sobre o clima da época e como os alimentos combinam, ou não, com ela. Cerejas, por exemplo, combinam com todas, o que varia é o modo de preparo.
Além dos deliciosos pratos, o chef explica ao final as principais técnicas e receitas bases utilizadas ao longo do volume. Caldo de galinha, vinagrete, como preparar alcachofras, abrir um peixe inteiro, entre outras, são explicadas com passo a passo ilustrado.
Em julho de 1998, eu tive o privilégio de cozinhar para o jantar da final da Copa do Mundo servido no Orangery, em Versalhes. Que noite foi aquela! O planejamento exigiu várias viagens a Paris e, em uma delas, eu visitei um restaurante em que era servida uma sopa de frutas com um sorvete ótimo. Sua base era um caramelo com vinagre balsâmico envelhecido. Para a sopa, você vai precisar de cerejas bem vermelhas para obter não só o sabor, mas também uma linda cor vermelho-amarronzada.
300g de cerejas vermelho-escuras sem o caroço
200ml de Concentrado de Limão
4 folhas de erva-cidreira fresca
250g de açúcar refinado
3 colheres (sopa) de vinagre balsâmico
6 unidades gemas de ovos orgânicos
500ml de leite
150ml de creme de leite fresco
Ingredientes para o sorvete:
Modo de preparo