A culinária japonesa ganhou o mundo e é apreciada nos lugares mais distantes de sua terra natal. As receitas foram se ocidentalizando e ganhando toques diferentes.
As sobremesas, por exemplo, não existiam. Doces no Japão eram apenas as frutas de época e os preparados a base de feijão.
Não existe hierarquia entre os pratos numa refeição oriental. Você pode comer na ordem que achar mais interessante. No Brasil, onde a imigração e a influência japonesa é vasta, os restaurantes dedicados às iguarias da terra do sol nascente adaptaram as refeições ao Ocidente. Por costume, os pratos menores são consumidos primeiro.
O missoshiru, a "sopinha" que acompanha os pratos na maioria dos lugares, é bastante apreciado. Algumas pessoas chegam a preferir a entrada ao prato principal, de sushis e sashimis. Como muitas outras receitas, não é preciso ser um grande chef para prepará-la em casa.
"As Melhores Receitas da Culinária Japonesa", da JBC, faz uma seleção dos pratos mais conhecidos e de outros nem tanto. Temaki, Guioza, Tempurá e Yakissoba são algumas das receitas apresentadas, além dos utensílios e produtos encontrados nas casas dedicadas a produtos orientais.
1l de água
2 colheres (sopa) de missô (pasta de soja)
1 pitada de hondashi (tempero)
1 pitada de ajinomoto
1 pitada de sal
100g de tofu cortado em cubos
1 porção de cebolinha a gosto
baixas calorias