Sopas são boas pedidas para substituir refeições noturnas em caso de regime, ou simplesmente para aquecer em uma noite fria. O prato, que pode ser feito com preparados instantâneos, perde graça e sabor quando não é produzido em casa.
Cozinhar alguns legumes e pedaços de carne pode parecer simples, mas é possível deixar a receita mais interessante. "Delícias Vegetarianas (Vol. 2)" traz, entre as 60 receitas que publica, a opção de sopa marrom.
Apesar do nome estranho, o prato permite sair do trivial e aproveitar uma sopa com cogumelos, noz-moscada e mandioquinha. Nenhum prato leva qualquer tipo de carne, sem deixar o sabor e a nutrição de lado.
Cada passo a passo do livro foi testado e aprovado. Célebres chefs vegetarianos do Brasil assinam a criação, ou modificação, das receitas apresentadas.
200g de cogumelo paris fresco
10g de shitake seco
1 unidade cebola
3 dentes de alho
1 pitada de noz-moscada
1 colher (sopa) com folhas de salsinha
1 pitada de azeite de oliva
200g de mandioquinha
1 pitada de sal e pimenta-do-reino
5 xícaras de caldo de legumes
Para decorar
Modo de preparo
Coloque o cogumelo seco em um recipiente e cubra com 1 copo de água fervente. Deixe de molho por 15 minutos.
Aqueça o óleo, refogue a cebola, o alho, a noz-moscada e a salsa. Escorra e seque bem o shitake que estava hidratado. Reserve a água.
Acrescente os cogumelos e a mandioquinha ao refogado e adicione o caldo. Cozinhe até que a mandioquinha esteja macia. Processe e coloque a noz-moscada e a salsa fresca.
Fatie os cogumelos bem finos, passe rapidamente no azeite e no shoyou. Coloque sobre a sopa antes de servir.