
por Marília Miragaia
Em uma mesa grande e farta, uma família almoça. Todos falam muito alto e ao mesmo tempo. Não se trata de uma casa italiana. É uma cena da comunidade árabe mostrada no filme "O Segredo do Grão", do tunisiano Abdel Kechiche. Na emocionante história, o restaurador de barcos Slimane Beiji decide abrir um restaurante flutuante cuja especialidade é o cuscuz. O prato, que tem origem no Norte da África, na região chamada de Magreb, tem o poder de unir personagens em torno da cozinha e da mesa. Inspirada pelo filme, a Revista pediu à chef Dinah Doctors, do restaurante marroquino Tanger, uma receita de cuscuz com ingredientes do mar. Um prato para comer com os olhos e com os dedos -mas só os três primeiros, como manda a tradição árabe.
1 pacote de cuscuz médio
100ml de azeite
2 cebolas médias picadas
1 pimentão vermelho bem picado
6 tomates médios sem sementes e sem pele, picados
500g de camarões médios sem casca
300g de lula em anéis
1 pitada de sal a gosto
4 pistilos de açafrão
100ml de água
1 fio de azeite extravirgem a gosto
Couscous marinho
Faça o cuscuz de acordo com as instruções da embalagem e reserve. Prepare, então, a infusão de açafrão: aqueça a água e acrescente os pistilos, deixando-os descansar por 10 minutos, até que a água fique tingida. Reserve. Coloque os 100 ml de azeite numa panela com a cebola picada e refogue rapidamente. Ponha o pimentão e deixe por mais 5 minutos. Acrescente os tomates e a infusão reservada, mexa e deixe no fogo até um pouco da água evaporar. Em seguida, coloque os camarões e deixe por mais cinco minutos. Por último, acrescente a lula, acerte o sal e deixe por mais dois minutos.
montagem
Disponha o cuscuz no centro de cada prato formando uma pirâmide. Coloque o molho em volta e, depois, regue tudo com um pouco de azeite.