MARIANA SGARIONI
A fama de eterno acompanhante quase faz esquecer que o arroz é um alimento polivalente, com versatilidade para integrar receitas que vão da salada à sobremesa e vocação até para prato principal. Prova disso são os coloridos risotos, que fazem bonito nos jantares dos dias mais frios.
O melhor de tudo é que dá para fazer e acontecer com o prato, de origem italiana, muito difundido na região de Milão: harmonizando bem os ingredientes, você pode inventar o que quiser tendo o arroz como base.
É importante tomar alguns cuidados, como na hora da escolha e da cocção do arroz, por exemplo. Os conhecidos como "grano duro" são um dos mais indicados -têm mais consistência e são mais brancos, o que permite as mais variadas colorações, do amarelo (com açafrão) ao negro (com tinta de lulas).
Na hora de cozinhar, atenção: no risoto, o arroz deve ficar mais cremoso, empapado, portanto ponha um pouco mais de água quente do que o normal.
Uma idéia é cozinhar junto com manteiga e queijo parmesão, mas não deixe muito tempo no fogo; um bom risoto é aquele que está sempre al dente, assim como o macarrão, daquele jeito um pouco durinho.
100g de riso Carnaroli (pré-cozido)
10g de manteiga
30g de queijo parmesão ralado
50g de queijo gorgonzola
150g de espinafre
2 xícaras (chá) de caldo de legumes
1 pitada sal e pimenta a gosto
Em uma panela preaquecida, junte o riso, o caldo de legumes, sal e pimenta a gosto, e deixe ferver para ficar bem cozido. Retire do fogo e acrescente a manteiga, o espinafre e o queijo gorgonzola, misturando tudo para ficar bem cremoso. Por último, acrescente o queijo parmesão ralado, mexendo para ficar mais consistente.