
por Giuliana Bastos
Assim como a queda da maçã inspirou Isaac Newton, a descoberta do chá também se deve à lei da gravidade -mas ocorreu muito antes que a tal lei fosse estabelecida pelo cientista inglês.
Reza a lenda que há 5.000 anos, o imperador chinês Sheng Nong bebia apenas água fervida. Certo dia, Nong parou num bosque e, enquanto os empregados ferviam sua água, folhas secas caíram na panela. Curioso, ele experimentou a bebida acastanhada e gostou. A partir daí, as infusões com plantas ganharam o mundo.
Na China, chás são servidos para finalizar as refeições, acompanhar pratos e em drinques, como aperitivo. A chinesa Janete Yeh, chef e uma das donas do restaurante Kundun, sugere coquetel de camarão ao molho de jasmim. Saiba como prepará-lo:
10 camarões grandes descascados, com rabo
1 colher (sopa) de chá de jasmim
3 colheres (sopa) de açúcar
1/2 xícara de água fervente
1 colher (sopa) de creme de leite
1 pitada de sal
1 punhado de folhas de alface e fios de cenoura para decorar
1 porção de cheiro verde (salsa e cebolinha) picado a gosto
Faça a infusão do chá de jasmim na água fervente e reserve. Em uma panela, aqueça o açúcar em fogo baixo até caramelizar e acrescente o chá. Cozinhe em fogo baixo até dissolver o caramelo. Coloque a pitada de sal e o creme de leite, mexa e reserve.
Grelhe os camarões, sem cozinhar demais, e coloque numa vasilha tipo tigela, encaixando-os na borda. Decore o interior da vasilha com a alface, os fios de cenoura e o cheiro verde. Regue os camarões com o molho de jasmim e sirva frio.
Dicas:
Geralmente servido com ou após as refeições. Sabor exótico.