ROBERTO DE OLIVEIRA
Quem diria! De bebida rústica, desenvolvida no século 17 na região de Cognac (sudoeste da França) para evitar o desperdício e favorecer a escoagem do vinho, o conhaque tornou-se o mais fino dos destilados da uva.
Envelhecido em barricas de carvalho por até 60 anos, recebe diferentes classificações, dependendo da sua longevidade. Quanto mais velho, garantem seus apreciadores, melhor.
Mas para degustá-lo não basta só requinte. As marcas mais sofisticadas demandam uma boa dose de investimento. Na verdade, todo conhaque francês é um "blendy" de várias idades. Quanto maior for a participação de componentes mais antigos, mais rara se torna a bebida. Antes de entrar em descanso nas barricas de carvalho, ela passa por um processo de dupla destilação. Na primeira, o vinho base alcança um teor alcoólico entre 26% e 32%. Na segunda, atinge 72%.
Na fase de envelhecimento, o álcool evapora cerca de 3% ao ano. "Quando as bebidas são mais novas, são adicionados destilados mais fracos ou mesmo água, para baixar o teor de álcool", explica o enófilo e gourmet Ennio Federico, 68.
Os conhaques novatos, e mais em conta, recebem a classificação VS (very special), com idade média inferior a 4,5 anos de envelhecimento. Nessa categoria, por exemplo, o Camus, de 700 ml, sai por R¸ 63, em média, e o Martell, por R$ 81 a garrafa.
Quando o rótulo marcar VSOP (very superior old pale) indica que o conhaque mais novo do "blend" deve ter entrado, no mínimo, no seu quinto ano de envelhecimento. Entre os destaques nessa categoria estão o Hennessy (dendendo do envelhecimento) e o Courvoisier.
A sigla XO (extra old) se refere a conhaques com mais de 20 anos. Entre os "top" de linha estão o Rémy Martin Louis XIII, engarrafado em uma réplica de um frasco de perfume do século 16, em cristal Baccarat.e o Richard Hennessy, raridades destinadas a especialistas, ambos envelhecidos 60 anos.
4 colheres de conhaque
1 xícara de suco de limão (para adicionar a gosto)
1 garrafa de club soda
1 colher de açúcar
3 gotas de granadine (xarope) para decorar
1 rodela de limão
1 unidade cereja
Misture em uma coqueteleira todos os ingredientes, com exceção do granadine. Coloque a mistura em um copo longo de drinque e complete com club soda. Jogue gotas de xarope de granadine para decorar. Na beirada do copo, acrescente a rodela de limão e a cereja.