por Giuliana Bastos
Trazida pelos portugueses nos séculos 15 e 16, a tradição de comer bacalhau na Sexta-Feira Santa virou pretexto para deliciosas receitas com peixes mesmo em mesas não católicas. Confira a sugestão exclusiva do chef Gilmar Teixeira.
400g de bacalhau
80g de alho-poró fatiado fino
500g de batata descascada e cozida
200g de cebola picada
300g de brócolis
200g de parmesão ralado
80ml de azeite extravirgem
1 lata de creme de leite fresco
1 pitada de sal e pimenta-do-reino a gosto
Dessalgue, cozinhe e desfie o bacalhau. Em uma panela, aqueça o azeite, acrescente metade do alho-poró e refogue com a cebola até murchar. Adicione o bacalhau e o creme de leite, ajuste o sal e a pimenta e deixe reduzir até ficar cremoso. Corte as batatas em rodelas e reserve metade para montar o bacalhau. A outra metade deve ser frita em óleo quente. À parte, cozinhe os brócolis no vapor e reserve.
Montagem
Utilizando uma assadeira, monte as porções em um aro de inox de 10 cm. Dentro do aro, faça uma cama com a batata reservada e, depois, com o alho-poró cru. Complete com o bacalhau e depois com o parmesão ralado.
Leve ao forno preaquecido em temperatura média (220ºC) por cerca de 10 minutos. Retire e desinforme diretamente no prato. Disponha as batatas fritas e os brócolis ao redor do bacalhau, regue com bastante azeite extravirgem e sirva.
Dicas: