
Um prato de miojo é a antítese da boa gastronomia. Por outro lado, difícil é encontrar quem nunca tenha feito uso dessa instantaneidade ao menos uma vez na vida. Entre os assíduos, não faltam receitas personalizadas.
20 unidades escargôs em conserva
4 pacotes de miojo
400g de manteiga sem sal
4 dentes de alho picado frito
3g de tomilho picado fino
3g de salsinha picada fina
3g de alecrim picado fino
100g de cebola picada
40ml de azeite
1 pitada de sal e pimenta
8 unidades de tomates-cereja
4 ramo de ciboulette
Manteiga de ervas
Coloque no processador a manteiga em temperatura ambiente, as ervas (tomilho, salsinha e alecrim), a cebola, sal e pimenta. Bata até que a mistura fique homogênea. Leve para a geladeira.
Escargôs
Escorra os escargôs reservando 1/3 do líquido da lata. Leve a água ao fogo, em uma frigideira antiaderente. Quando reduzir pela metade, acrescente a manteiga de ervas e aqueça. Adicione os escargôs e mantenha em fogo baixo por mais dois minutos.
Miojo
Em água fervente com sal, cozinhe os quatro pacotes de miojo, desprezando o tempero que vem na embalagem. Não quebre a massa para colocá-la na água. Quando estiver al dente, escorra e passe rapidamente pela água fria. Depois, em uma frigideira antiaderente, esquente o azeite em fogo baixo e frite um quarto do miojo até que fique bem dourado e crocante. Coloque sobre papel absorvente e reserve.
Montagem
Acrescente o restante do miojo cozido à frigideira em que foi feito o escargô. Aqueça em fogo baixo por dois minutos misturando bem. Sirva o miojo em prato fundo com os escargôs e coloque os tomates-cereja cortados pela metade em volta. Finalize com o crisp de miojo e decore com um ramo de ciboulette.